
Redenção
Em Jesus temos redenção através do seu sangue, (Efésios 1, 7).
O que é redenção?
A palavra “redenção” faz parte de um conjunto de termos que descrevem a salvação. Literalmente, significa “desamarrar longe”, “libertação”. Evoca a noção de redenção, como um escravo, vinculado a um senhor e libertado pelo pagamento de uma quantia em dinheiro. O homem é escravo do pecado e de suas consequências, ou seja, a morte. A redenção o liberta do poder do pecado e de suas consequências jurídicas.
Na Sua obra de redenção, Cristo pagou o preço da redenção por toda a humanidade. O preço está claramente indicado quanto à sua natureza: é o sangue de Cristo. Visto que fomos redimidos por este preço, devemos servir aquele que o pagou (1 Coríntios 7, 22 a 23).
A redenção pode ser resumida em três ideias básicas: (1) os seres humanos são redimidos de algo, nomeadamente da escravidão do pecado; (2) são redimidos por algo, através do pagamento de um preço, nomeadamente o sangue de Cristo; (3) eles são redimidos por alguma coisa, nomeadamente para serem livres. Uma vez libertados, são convidados a tornar-se escravos do Senhor que os redimiu.
Ações para tornar a salvação ou a redenção uma riqueza em sua vida:
- Oração: Em sua oração diária, você pode agradecer a Deus por ter te salvado do pecado, da morte, da libertinagem...
- Leitura da Bíblia: leia regularmente os relatos da morte de Jesus, por exemplo Lucas 23, 33 a 49. Imagine-se no meio da multidão assistindo à crucificação. Lembre-se do enorme sacrifício de Jesus.
- Reflexão pessoal: Você se beneficiou da redenção de seu filho Jesus.
Ele libertou você da escravidão de Satanás. Mas você é realmente livre? Examine a sua vida com a ajuda do Espírito Santo para descobrir se você ainda é um “escravo” de Satanás. Você ainda tem maus hábitos que não glorificam a Deus?
- em relação aos outros: A salvação se torna ainda mais preciosa quando compartilhada com outras pessoas. Anuncie a salvação de Jesus pelo menos uma vez por semana a alguém que ainda não o conhece.