
Introdução
A epístola aos Efésios é dirigida aos cristãos que “correm o risco de sofrer de desnutrição espiritual, porque não aproveitam o enorme estoque de alimentos e bens espirituais que têm à sua disposição. o banco do crente, o talão de cheques, o tesouro da Bíblia Esta carta maravilhosa fala aos cristãos sobre as grandes riquezas, a herança e a plenitude que possuem em Jesus Cristo e sua igreja. Ela lhes diz o que eles possuem e o que devem fazer para apropriar-se dela. ." (João MACARTHUR).
Isto não é riqueza material, mas riqueza espiritual. Éfeso era uma cidade muito importante, uma das 5 principais cidades do Império Romano. Foi definitivamente a maior cidade (além de Roma) que Paulo visitou. Era tão rico que foi chamado de “Banco da Ásia”. Comerciantes vinham de todos os lugares para comprar e vender seus produtos. E os turistas visitaram para admirar um templo dedicado à deusa Ártemis, uma das 7 maravilhas do mundo na época. Com a sua carta, o apóstolo Paulo certamente quis mostrar aos membros da igreja de Éfeso, rodeados de grandes riquezas materiais, que a alegria e o contentamento de um cristão não se baseiam no material. Ele queria lembrá-los das verdadeiras riquezas que temos em Cristo, riquezas que não se estragam e que ninguém pode roubar!
Este tema ainda é relevante hoje. O mundo de hoje quer que acreditemos que o dinheiro traz felicidade! Mas a Palavra de Deus nos diz que isso é mentira. É verdade que o dinheiro pode comprar-nos coisas que facilitam a nossa vida quotidiana, mas o dinheiro é impotente face às dificuldades, ao sofrimento e aos grandes desafios da nossa vida na terra.
O versículo chave em Efésios está logo no início: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Efésios 1, 3
Em Jesus temos TODAS as bênçãos espirituais! E nos versículos seguintes, Paulo nos dá mais detalhes sobre essas bênçãos. Na versão grega original da Bíblia, os versículos 3 a 14 do primeiro capítulo de Efésios são uma única frase! Segundo Paulo, a lista de riquezas espirituais para quem está “em Cristo” é longa: escolha e predestinação; adoção; amor; redenção; perdão; graça; sabedoria e compreensão; herança; o espírito Santo; poder; esperança e a igreja.
Nas próximas páginas estudaremos essas verdades bíblicas, mas não simplesmente como doutrinas ou conhecimento para nossas cabeças. Em vez disso, procuraremos descobrir como eles podem se tornar verdadeiras riquezas para o nosso dia a dia com ações cotidianas.